terça-feira, 9 de outubro de 2012

O blogue como recurso pedagógico

O que é um blogue? E quais as suas utilizações educativas:


Um blogue é uma forma gratuita de publicação de conteúdos na internet, os quais se configuram numa ordem cronológica inversa e que possibilita aos utilizadores a consulta simples dos conteúdos, bem como a publicação de comentários acerca dos mesmos, “ (…) tornando-se num fácil e popular meio de comunicação.” (Carvalho, Moura, Pereira, Cruz, 2006).
Na sua conceção inicial o blogue surgiu apenas como uma publicação de textos evoluindo mais tarde para formatos mais complexos como o fotoblog ou o videoblog. O blogue pode abordar temáticas, sociais, políticas, educacionais, familiares entre outras e tornar-se num espaço de reflexão e interação entre o bloguer e os visitantes.

Numa perspetiva pedagógica o blogue proporciona aos alunos formas adicionais de acesso à informação para além da sala de aula e promove uma participação ativa e dinâmica dos mesmos nas aprendizagens. Os blogues apresentam-se como plataformas de trabalho facilitando o diálogo entre professor e alunos e permitindo que estes desenvolvam as suas capacidades criticas, refletivas e de expressão escrita.
O recurso aos blogues como estratégia e como recurso pedagógico  não é (…) apanágio do ensino superior, sendo cada vez mais comum a sua utilização ao nível de escolas de todos os níveis de escolaridade. (Gomes, M. J.; Silva, A. R. 2006)


Referências Bibliográficas:

Gomes, M. J.; Lopes, A. M. (2007) BLOGUES ESCOLARES: QUANDO, COMO E PORQUÊ? obtido em outubro de 2012 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf 

Gomes, M. J.; Silva, A. R. (2006) A BLOGOSFERA ESCOLAR PORTUGUESA: CONTRIBUTOS PARA O CONHECIMENTO DO ESTADO DA ARTE. obtido em outubro de 2012 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5674/1/16_maria_joao_gomes_e_ana_rita_silva_prisma.pdf 

Sousa, A. J.; Silva, B. D. (2009) PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES FACE À INTEGRAÇÃO DE BLOGUES EM CONTEXTO SALA DE AULA. obtido em outubro de 2012 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9969/1/PERCEP%C3%87%C3%95ES%20DOS%20ALUNOS%20E%20DOS%20PROFESSORES%20FACE%20%C3%80%20INTEGRA%C3%87%C3%83O%20DE.pdf 


Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: UMA FERRAMENTA COM POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. Obtido em 25 de Outubro de 2012. Disponivel em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf



2 comentários:

  1. Caras alunas,
    A definição de blogue está pobre porque não refere, por exemplo, a simplicidade de utilização nem a gratuitidade.
    No paragrafo sobre a utilização educativa sugiro que não afirmem que o blogue promove alguma coisa. essa promover deve ser da iniciativa de professores ou alunos.
    Nenhum dos parágrafos possui referência a autores o que devia acontecer.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite professora,
    Já reformulamos tanto a nossa definição de blogue como recriamos o parágrafo sobre as utilizações educativas.

    Cumprimentos
    Lígia e Raquel

    ResponderEliminar