Um blogue é
uma forma gratuita de publicação de conteúdos na internet, os quais se
configuram numa ordem cronológica inversa e que possibilita aos utilizadores a
consulta simples dos conteúdos, bem como a publicação de comentários acerca dos
mesmos, “ (…) tornando-se num fácil e popular meio de comunicação.” (Carvalho,
Moura, Pereira, Cruz, 2006).
Na sua
conceção inicial o blogue surgiu apenas como uma publicação de textos evoluindo
mais tarde para formatos mais complexos como o fotoblog ou o videoblog.
O blogue pode abordar temáticas, sociais, políticas, educacionais, familiares
entre outras e tornar-se num espaço de reflexão e interação entre o bloguer e
os visitantes.
Numa perspetiva pedagógica o blogue proporciona aos alunos formas adicionais de acesso à informação para além da sala de aula e promove uma participação ativa e dinâmica dos mesmos nas aprendizagens. Os blogues apresentam-se como plataformas de trabalho facilitando o diálogo entre professor e alunos e permitindo que estes desenvolvam as suas capacidades criticas, refletivas e de expressão escrita.
Referências Bibliográficas:
Gomes, M. J.; Lopes, A. M. (2007) BLOGUES ESCOLARES: QUANDO, COMO E PORQUÊ? obtido em outubro de 2012 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf
Gomes, M. J.; Silva, A. R. (2006) A BLOGOSFERA ESCOLAR PORTUGUESA: CONTRIBUTOS PARA O CONHECIMENTO DO ESTADO DA ARTE. obtido em outubro de 2012 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5674/1/16_maria_joao_gomes_e_ana_rita_silva_prisma.pdf
Sousa, A. J.; Silva, B. D. (2009) PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES FACE À INTEGRAÇÃO DE BLOGUES EM CONTEXTO SALA DE AULA. obtido em outubro de 2012 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9969/1/PERCEP%C3%87%C3%95ES%20DOS%20ALUNOS%20E%20DOS%20PROFESSORES%20FACE%20%C3%80%20INTEGRA%C3%87%C3%83O%20DE.pdf
Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S.
(2006). Blogue: UMA FERRAMENTA COM POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES
NÍVEIS DE ENSINO. Actas do VII Colóquio sobre Questões
Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des)
igualdades: os desafios curriculares. Obtido em 25 de Outubro de 2012.
Disponivel em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf
Caras alunas,
ResponderEliminarA definição de blogue está pobre porque não refere, por exemplo, a simplicidade de utilização nem a gratuitidade.
No paragrafo sobre a utilização educativa sugiro que não afirmem que o blogue promove alguma coisa. essa promover deve ser da iniciativa de professores ou alunos.
Nenhum dos parágrafos possui referência a autores o que devia acontecer.
Cumprimentos
Rosário
Boa Noite professora,
ResponderEliminarJá reformulamos tanto a nossa definição de blogue como recriamos o parágrafo sobre as utilizações educativas.
Cumprimentos
Lígia e Raquel